O medo é um aviso. Um alerta. Um chamado de que é preciso ouvi-lo e que ignora-lo é assumir um risco. Tem vezes que a gente vai mesmo com medo - e é bom experimentar dose de coragem. Porém, medo não tá aí só pra gente enfrentar, também tá pra ser ouvido. E aí tem hora que a gente desdenha dos avisos do medo e vai sem pensar. E se arrepende.
O negócio é que arrependimento é tipo uma tatuagem feia. É preciso aprender a conviver, uma vez que tá na casa do sem jeito e você vai ter que seguir com essa marca em você até o fim dos dias
Por isso mesmo é necessário entender e acolher o que levou a tomar a decisão. Aquele desenho bizarro um dia fez sentido ou era o que o dinheiro dava pra pagar ou era pra dar uma força pra quem tava começando ou nem era tão ruim foi você que não cuidou. Substitua desenho por atitude. Dá no mesmo. A gente tem que lembrar qual era o momento da vida em que estava, o que parecia importante naquela época, o que era mais valorizado e quais eram as condições até aquela ação decisiva.
Arrependimento e tatuagem feia, mesmo sendo duas coisas que não dá pra voltar atrás, dá pra aprender uma forma de lidar com eles a partir de então. Dá pra escolher olhar pra si, seja pelo espelho ou pelas emoções, e enxergar outras coisas para além dessas que não se orgulha. Deixar saltar aos olhos outras mil características, optar por valorizar aqueles desenhos mais bonitos que se tem, e saber que não é aquele traço torto que compõe o todo.
E se um dia for remexer, no arrependimento ou na tatuagem, a gente sabe que pode até fazer um desenho melhor por cima, dar uma disfarçada bonita e ele se transformar numa base pra imagem nova que se formou.
Mas sabe também que desenho feito por cima de pele já marcada, se olhar de perto, vai ver uma mancha, um borrão. Ressignificar as coisas é tatuar beleza por cima do que um dia já foi feio. É transformar em manta os restinhos de pano velho. Costurar retalho. E a gente é cheio de remendo.
(Desconfio muito de quem é do papo não me arrependo de nada tudo o que fiz me trouxe até aqui. Bom, começa que eu nem queria tá aqui. Eu me arrependo um bocado, por um bocado de coisa. E tenho tatuagens feias.)
Umas coisas que vi por aí (e não me arrependi)
Esse espetáculo do Moises Loureiro sobre política (especialmente a do Ceará)
Essa matéria sobre o custo mental da vida on Line (joga no Google tradutor)
E esse da Gaia Passareli: não é possível negociar com o tempo
Uma novidade boa
Na semana passada estreei como colunista da newsletter da Vovó Quem Fez, uma marca cearense incrível comandada por uma ariana com vênus em touro igual eu, a Amanda. Ela apoia essa news desde o comecinho e de todas as formas possíveis. E, agora, apoia essa escritora que vos fala com uma coluna semanal sobre… bom, isso a gente vai descobrir com o tempo!
Assina aqui a newsletter da Vovó Quem Fez pra receber textos bem diferentes do que escrevo por aqui e ainda conhecer as lingeries belíssimas da marca.
Um domingo em Fortaleza
(ou, ninguém se arrepende de curtir um domingo de sol)
Esse último fim de semana fiz um roteiro tão gostoso de domingo que fico feliz se mais gente fizer:
Banho de sol e de mar na Beira-Mar, na altura da Kayakeria. Por lá tem um dos poucos chuveiros das orla e ainda com um mural sensacional da Amanda Nunes
Almoço no Mar de Rosas com direito a drink gostosinho. Dia de domingo tem feijoada, que dizem ser individual mas eu acho que duas pessoas comem felizes
Visita à exposição Bestiário Nordestino no Centro Dragão do Mar. Um passeio, com curadoria de Rafael Limaverde e Marquinhos Abu, que traça um panorama da gravura “Fantástica”, composta por imagens de monstros e mitos originários
Dali, se der sorte, pode ser que esteja rolando alguma feirinha. Quando fomos, estava acontecendo uma de impressos - comprei caderno e ilustrações. Vale se informar
Desce as escadas e dá uma passada pelo Lindo Sebo Delirante. O horário de funcionamento ainda é meio incerto, afinal é tudo feito por uma pessoa só, mas diz que no domingo fica lá até umas 20h.
Vou ficando por aqui, carregando meus arrependimentos, minhas tatuagens e meus remendos.
Somos cheios de remendo mesmo <3 a seleção de links tá 10/10
Que texto maravilhoso! Substitua arrependimento por aprendizado e é isso, se acolha mesmo. Arrependimento só acontece quando a gente tenta - pior às vezes é não tentar (mas não sei se se aplica no caso de tatuagem 🤡)
E adorei a seleção de links (o da igi ayedun e o do summer hunter são babado) ♥️ vou demais tentar esse roteiro quando for a fusta em breve. Beijos!